Cotado para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin circulou na manhã desta terça-feira (13/6) nos gabinetes do Senado Federal para solicitar apoio dos parlamentares. Um encontro com a bancada do PSD no Senado está na agenda de Zanin para hoje. Além dessa reunião, constaram encontros com os senadores Lucas Barreto (PSD-AP), Plínio Valério (PSDB-AM), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Dr. Hiran (PP-PR), Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PE) — vice-presidente da Casa e relator da sabatina.
- Zanin encontra cenário favorável entre os ministros do Supremo
- Damares diz que vai orar por Cristiano Zanin, advogado indicado por Lula para vaga no STF
- Conheça Cristiano Zanin, advogado que Lula indicará para o STF
A sabatina do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado foi marcada para 21 de junho, quarta-feira. Cristiano Zanin foi indicado em 1º de junho pelo petista para assumir a cadeira deixada em abril pelo ministro aposentado Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Após essa etapa, a indicação será votada no plenário do Senado. Para ser aprovado, ele precisará do aval da maioria dos senadores, o equivalente a 41 votos das 81 cadeiras da Casa.
Conforme já noticiado pelo Correio, o advogado conta com o apoio firme dos integrantes da Corte e não deve enfrentar obstáculos para ser aprovado na sabatina do Senado. O nome do jurista é alvo de críticas na ala lavajatista do Ministério Público Federal (MPF) e entre especialistas, por conta de sua relação com Lula. Mesmo assim, ele deve passar com facilidade no parlamento.