Educação

Lula elogia Camilo em meio a pressão para reforma ministerial

O presidente Lula afirmou, nesta segunda-feira (12/6), que o ministro da Educação trouxe "a experiência mais bem sucedida do ensino fundamental desse país das últimas décadas"

Com a chefia do Ministério da Educação (MEC) na mira do Centrão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou sua preferência por manter o ministro Camilo Santana na pasta nesta segunda-feira (12/6).

“O Camilo traz nas costas uma responsabilidade muito grande. Digo para todo mundo que (atual ministro da Fazenda, Fernando) Haddad foi o melhor ministro da Educação que esse país já teve. Talvez não o maior educador, mas foi o melhor ministro da Educação. E o Camilo vai ter que fazer mais”, comentou o presidente.

A fala ocorreu durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa em que o governo federal destinará R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos aos estados, Distrito Federal e municípios para ações em prol da alfabetização de crianças na idade correta e na diminuição da defasagens de estudantes das séries conseguintes.

Lula ainda destacou o desempenho educacional do Ceará, estado governado por Camilo Santana entre 2015 e 2022. “Camilo vem de um estado que tem a melhor experiência educacional. Se você quiser discutir a Olimpíada da Matemática, o Ceará sempre foi o estado que esteve na frente. Se quiser discutir a qualidade do ensino, o Ceará sempre esteve à frente. E pasmem: 36% dos estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) são cearenses”, listou o presidente.

“Isso demonstra que lá aconteceu alguma coisa que falta acontecer em outros estados desse país. E, por tanto, não temos vergonha de dizer: que bom, Camilo, que você veio trazer para o governo federal a experiência mais bem sucedida do ensino fundamental desse país das últimas décadas”, acenou Lula ao ministro.

Reforma na Esplanada 

Lula vem sendo pressionado a fazer uma reforma ministerial para acomodar aliados e ganhar mais apoio dentro do Congresso Nacional. Entre as pastas desejadas pelo União Brasil, MDB e PP estão a da Educação, da Agricultura e da Saúde.

No Twitter, o presidente publicou, ainda, uma imagem junto ao ministro recebendo um prêmio pela criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

"Recebi com alegria hoje um prêmio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, pela criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2005. Obrigado pelo reconhecimento. Seguiremos investindo e incentivando nossa educação pública", escreveu o chefe do Executivo.

Saiba Mais