Com a ida oficial à França dentro de 10 dias, que deve anteceder um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa os seis primeiros meses do terceiro mandato com passagem por 11 nações em visitas oficiais. O número repete a quantidade de viagens internacionais que fez no primeiro mandato.
No começo do primeiro governo, Lula foi três vezes para a Suíça, ainda no primeiro semestre, onde participou do Fórum Econômico Mundial de Davos, de uma cúpula do G8 e de um encontro da Organização Internacional do Trabalho. O recorde de nações visitadas nos seis primeiros meses de mandato pertence ao próprio presidente, que no segundo mandato (2007-2010) esteve em 12 países diferentes.
Saiba Mais
Se Lula seguir o ritmo deste início — o que parece provável apenas com as viagens confirmadas, como as participações na cúpula do BRICS, em agosto, na África do Sul; na do G20, em setembro, na Índia; e a ida à Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, nos Estados Unidos — disputará com ele mesmo o título de presidente brasileiro que mais atuou internacionalmente na história da República.
Seu antecessor, Jair Bolsonaro, visitou seis países nos primeiros seis meses de governo. Nesse período esteve duas vezes nos EUA, que junto com a Argentina e o Reino Unido foram os destinos mais frequentes entre os presidentes brasileiros em início de mandato.