Um erro da plataforma de pesquisa Google chamou atenção de iternautas neste domingo (11/6) ao indicar o nome do presidente da República quando questionado sobre quem é o "presidente do Partido Novo". O atual presidente do partido é Eduardo Ribeiro, mas o buscador exibe as informações relacionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pertence ao Partido dos Trabalhadores.
O Correio fez o teste e, de fato, a plataforma indica o presidente errado quando questionado sobre quem está no cargo. Outros políticos não filiados ao Novo são sugeridos pela plataforma, como o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O trocadilho chamou atenção já que a associação entre Lula e o Novo não condiz com a realidade política. Na Câmara dos Deputados, o partido integra a bancada da oposição ao governo e recentemente acionou o STF contra o pedido de autorização feito pelo PT na terça-feira (6/6) para que a sigla obtivesse a concessão de um canal de rádio e TV públicos. De acordo com o partido Novo, a iniciativa do PT é "mais uma tentativa de consolidar seu projeto de poder".
- PT notifica Google por algoritmo induzir buscas de 'Lula' e 'corrupção'
- Felipe Neto critica Google por sugerir "corrupção" em buscas por "Lula coroação"
- Relator cobra que Google mostre trecho da PL das Fake News que abre brecha à censura
Outros erros da plataforma
Essa não é a primeira vez que internautas apontam falhas da plataforma em relação a pesquisas envolvendo o presidente Lula. Em maio deste ano, usuários relataram que ao pesquisarem "Lula coroação", a ferramenta sugeria a busca: "Você quis dizer Lula corrupção?". O PT chegou a enviar uma notificação extrajudicial ao Google por conta do erro.