Congresso

Zanin deve ser sabatinado no Senado na próxima semana, diz Jaques Wagner

Líder do governo na Casa afirma que indicado do presidente Lula ao Supremo não deve ter dificuldades para ser aprovado; nomeação deve ser aprovada na CCJ e no Plenário

A sabatina do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado poderá acontecer na próxima semana, afirmou o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA). Após aprovação na CCJ, a indicação do advogado ainda deve ser aprovada no plenário do Senado.

"Davi (Alcolumbre, presidente da CCJ) me disse que não demoraria. Eu entendi que pode entrar na pauta semana que vem", disse o senador nesta terça-feira (6/6). Para o petista, é pouco provável que o advogado não seja aprovado pelos senadores.

O líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru (GO), afirmou ontem (5) que a sabatina ocorreria no próximo dia 14. A confirmação veio após uma reunião entre Lula e os líderes no Senado.

Zanin, que defendeu Lula nos processos da Operação Lava-Jato, foi nomeado para assumir a vaga do ministro aposentado Ricardo Lewandowski no STF. O indicado já estaria conversando com alguns senadores, mas deve intensificar os encontros nos próximos dias, um rito comum antes de sabatinas.

Saiba Mais