Após café da manhã com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguirá, na tarde desta segunda-feira (5/6), com uma agenda de encontros que sinalizam a sua entrada direta nas articulações do Congresso Nacional.
Às 17h está agendada uma reunião com os líderes partidários na Câmara dos Deputados, principalmente com aqueles que votaram a favor da Medida Provisória (MP) da Estruturação da Esplanada. Em seguida, às 18h, receberá representantes das bancadas do Senado Federal.
O petista tem sido cobrado pelos parlamentares para que melhore a interlocução com o Congresso. Deputados afirmaram ao Correio que a articulação “está muito bagunçada” e que o governo já teve tempo suficiente para “se ajustar”.
- Lula recebe Lira no Palácio do Alvorada para café da manhã
- Após susto, Lula volta à articulação política e quer intensificar diálogo
- Lula venceu disputa com Lira na aprovação de MP, dizem lideranças
Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), deverá participar das duas agendas desta tarde. Aliados garantem que o encontro não será para modificar a posição do ministro nas negociações, mas para “encontrar o ponto certo” na relação.
A aproximação de Lula, neste momento, é fundamental para “calibrar” as conversas. É apontado que o motivo principal da insatisfação dos parlamentares seria a escassa liberação de emendas, já que o sistema das RP9 (emendas de relator) foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início do governo.