O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta sexta-feira (2/6) com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov. O encontro ocorreu após sessão de diálogo dos integrantes dos Brics com nações "amigas", como Irã e Emirados Árabes Unidos, em evento na África do Sul.
Segundo o Itamaraty, os dois ministros deram continuidade aos assuntos tratados na visita de Lavrov a Brasília, em abril. Os governos discutem o fortalecimento do comércio, incluindo a exportação de carne brasileira e a compra de fertilizantes russos. Eles também retomaram o debate sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, incluindo atualizações sobre o conflito e as propostas para a negociação da paz.
- Em conversa com Putin, Lula dispensa ida à Rússia
- Lula deve se opor a tom anti-Rússia na Cúpula do G7
- Líderes da América do Sul chegam ao Itamaraty para primeira cúpula após 8 anos
Mauro Vieira foi à Cidade do Cabo, África do Sul, para participar de reunião dos chanceleres dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro teve início ontem (1º), e continuou nesta sexta. Em paralelo, os ministros também reuniram-se com "amigos" do bloco, incluindo Cuba, Argentina, a República Democrática do Congo, entre outras nações.
Visita à Rússia
Em sua vinda ao Brasil, Lavrov transmitiu a Vieira e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um convite do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para que eles visitem o país. Segundo o chanceler brasileiro, o Itamaraty está trabalhando em uma data.