Senadores usaram as redes sociais para reagir à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta sexta-feira (30/6), de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos. Enquanto parlamentares governistas comemoram a decisão, muitos dos aliados de Bolsonaro condenaram a decisão.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice do governo de Bolsonaro, classificou o resultado do processo como cassação da “vontade popular”. “Assim, a justiça eleitoral do Brasil se notabiliza por cassar a vontade popular, como fez com Deltan Dallagnol agora faz com Jair Bolsonaro. ‘Oh, Tempora, Oh Mores’”.
- Bolsonaro inelegível: "Prova a perpetração de ataques abusivos", diz Dino
- Bolsonaro inelegível: "Nunca estará sozinho", diz Carla Zambelli
- Deputados bolsonaristas criticam inelegibilidade: "Vence o sistema"
Assim, a justiça eleitoral do Brasil se notabiliza por cassar a vontade popular, como fez com @deltanmd agora faz com @jairbolsonaro.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) June 30, 2023
“Oh, Tempora, Oh Mores”…
O presidente do PP e ex-ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), foi outro que defendeu Bolsonaro e afirmou que ele foi condenado por ser um líder amado pelo povo.
Ninguém pode condenar um povo a não amar um líder. Ninguém pode condenar um líder por ser amado por um povo. O amor do povo por um líder é sempre inocente.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) June 30, 2023
Podem ferir o presente. Podem nublar o hoje, mas ninguém pode impedir o futuro. Ninguém pode proibir o amanhã. A esperança está mais viva do que nunca.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) June 30, 2023
A esperança de um Brasil mais soberano, de um sonho que hoje sabemos que pode ser realidade. Alguns irão dizer: só nos resta a…
Já o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL-RN) usou as redes para expressar solidariedade ao ex-presidente. “Como líder da oposição no Senado, tenho a responsabilidade de defender o legado econômico que nos tirou da maior recessão de nossa história, os valores da família, a vida desde a concepção, o combate à descriminalização das drogas e a defesa das liberdades. Vamos continuar unidos em torno dessas ideias, que são um legado para as futuras gerações”.
O TSE formou maioria pela inelegibilidade do presidente Bolsonaro pelos próximos 8 anos. Quero expressar a minha solidariedade para com aquele que transformou o Brasil e despertou o amor pela pátria em todo o país. Como líder da oposição no Senado, tenho a responsabilidade de… pic.twitter.com/7bqgD74IBS
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) June 30, 2023
Luis Carlos Heinze (PP-RS) considerou ter sido uma manobra para retirar o ex-presidente da corrida eleitoral de 2026. “O TSE ignorou a jurisprudência e decidiu tirar da corrida eleitoral de 2026 um candidato com chances reais, um ex-presidente que obteve 58 milhões de votos no último pleito. Até quando a técnica será desprezada nas decisões judiciais?”.
Mais uma vez, clamo por justiça e bom senso! A decisão de hoje passa uma mensagem de censura coletiva, algo impensável para um país que respeita a democracia.
— Luis Carlos Heinze (@Heinzeoficial) June 30, 2023
Abuso de poder político, em matéria eleitoral, equivale a atentar contra a liberdade do voto. Isso não pode ser confundido com a defesa de um aperfeiçoamento do sistema eleitoral. Considerar isento de críticas o sistema eleitoral é uma atitude medieval.
— MARCOS ROGÉRIO (@MarcosRogerio) June 30, 2023
O futuro dirá!
Jorge Seif (PL-SC) afirmou em vídeo que “as pessoas de bem” apoiam Bolsonaro. “Nada irá apagar a sua história e ninguém poderá cassar a vontade do povo. Somos milhões ao seu lado, capitão! Vamos em frente, com força e fé! Conta comigo, meu presidente, Jair Messias Bolsonaro!”.
Nada irá apagar a sua história e ninguém poderá cassar a vontade do povo.
— Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) June 30, 2023
Somos milhões ao seu lado, capitão!
Vamos em frente, com força e fé!
Conta comigo, meu presidente, Jair Messias Bolsonaro! pic.twitter.com/7BQXEJA9Ih
Na escuridão, valorizamos a luz. A verdade e a democracia são essa luz, como ensina João 8:32. Persistiremos com Bolsonaro, mesmo nos desafios. A verdade prevalecerá. A democracia vencerá. #VerdadeSemprePrevalece #BrasilAcimaDeTudo - Astronauta Marcos Pontes,
Senador do Brasil pic.twitter.com/2oQBgv5apV— Astronauta Marcos Pontes (@astro_pontes) June 30, 2023
Hj o TSE nos fortalece para chegarmos ainda maiores em 2026 com a liderança de @jairbolsonaro . Como grande líder, formou e inspirou outras lideranças aos montes pelo País, e agrupou o centro-direita e conservador.
— Carlos Portinho (@carlosfportinho) June 30, 2023
A democracia qdo ameaçada por um poder q rompe com a necessária…
Nunca seria pelo mérito, mas pela motivação.
Alguns, por outros interesses.
Seja qual for o resultado estaremos ainda mais fortes e de pé pelo Brasil e pelas liberdades políticas e individuais.
@jairbolsonaro Nunca desistiremos do no nosso Brasil e dos nossos valores.…— Carlos Portinho (@carlosfportinho) June 29, 2023
Comemorações governistas
Senadores da base do governo, por outro lado, comemoraram a decisão da Corte Eleitoral. Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que Bolsonaro “fez um passeio completo pelo crime - comum, eleitoral e de responsabilidade - e produziu provas contra si”.
Bolsonaro fez um passeio completo pelo crime - comum, eleitoral e de responsabilidade - e produziu provas contra si. A maioria do TSE pela inelegibilidade mostra que não é pauta da política, mas da polícia. Só A CPI o indiciou por 9 delitos, inclusive genocídio.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) June 30, 2023
Mesmo não compondo mais a base aliada do governo, já que migrou do União Brasil para o Podemos, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que concorreu à corrida presidencial de 2022, pontuou que “não há perseguição política, o que existe é responsabilização pelos atos cometidos”.
Na verdade ele foi condenado como inelegível por 8 anos, e a partir de agora outras processos serão concluídos, dentre eles muitos que tratam de corrupção. Não há perseguição política, o que existe é responsabilização pelo atos cometidos.
— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) June 30, 2023
A democracia brasileita vive e resiste @desenhosdonando pic.twitter.com/riHFC6o5TA
— Humberto Costa (@senadorhumberto) June 30, 2023
Tá na hora de Jair , tá na hora de Jair , de ir embora , arruma a tua mala, dá no pé e vai embora
— Teresa Leitão Senadora (@teresaleitao_) June 30, 2023
Inelegível!!!!
BOLSONARO INELEGÍVEL!
Ele atacou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. Fez isso utilizando a TV oficial do governo. Para o TSE, o ex-pres. cometeu abuso de poder, uso indevido dos meios de comunicação e não poderá disputar eleições por 8 anos. A democracia sai vitoriosa!— Marcelo Castro (@MarceloCastroPI) June 30, 2023
Grande dia #inelegível pic.twitter.com/jRcBvwEhNo
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) June 30, 2023
Saiba Mais
- Política Imprensa internacional destaca decisão que tornou Bolsonaro inelegível
- Política Lula critica Bolsonaro, mas não comenta decisão por inelegibilidade
- Política Michelle após decisão do TSE: "Continuo confiando e ao seu lado, amor"
- Política Tarcísio lamenta Bolsonaro ser inelegível: "Liderança inquestionável"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.