REDES SOCIAIS

Web espera julgamento de Bolsonaro no TSE e já comemora inelegibilidade

A sessão será retomada hoje (30/6) ao meio-dia. O placar está em 3 votos a 1 por tornar o ex-presidente inelegível por oito anos

Maria Dulce Miranda - Estado de Minas
postado em 30/06/2023 11:46 / atualizado em 30/06/2023 11:49
 (crédito:  Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Horas antes da retomada do julgamento de Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao meio-dia desta sexta-feira (30/6), a internet já dá como certa a inelegibilidade do ex-presidente. Com o atual placar da votação, Bolsonaro será condenado a ficar inelegível por oito anos se receber mais um voto.

Três ministros devem votar hoje: Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes. A expectativa é que somente Marques, que foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Bolsonaro, vote a favor do ex-presidente.

O julgamento foi suspenso por Moraes nessa quinta-feira, após o voto dos ministros Raul Araújo Filho, Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares. Votaram hoje os ministros Apenas o primeiro decidiu por absolver o ex-presidente, abrindo voto divergente ao relator Benedito Gonçalves, alegando que o discurso de Bolsonaro contra o sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores, fato que move a ação, “apenas expõe opinião política sobre temas abertos ao diálogo institucional público”, disse. Com isso, o placar atual está em 3 a 1.

Com a expectativa da decisão pela inelegibilidade, a internet faz diversos memes em comemoração à saída de Bolsonaro da lista de candidatos pelos próximos oito anos. Com isso, as palavras “inelegível” e “grande dia” estão entre os assuntos mais comentados das redes sociais. A maioria dos posts fala em “sextar” em comemoração ao resultado. Veja algumas publicações:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação