Diplomacia

Tebet sobre Venezuela: "Não é um governo democrático"

Ministra minimizou, no entanto, a fala de Lula, que disse que o conceito de democracia varia de pessoa para pessoa, e assegurou que ela e o presidente têm o mesmo conceito de democracia

Rafaela Gonçalves
postado em 30/06/2023 11:50
 (crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)
(crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)

Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defender o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, contradisse o petista ao dizer que o país não tem um governo democrático.

A ministra foi indagada nesta sexta-feira (30/6) sobre as declarações de Lula, dadas na véspera em entrevista à Rádio Gaúcha, mas evitou comentar diretamente o que disse o presidente, afirmando não saber em que contexto ele fez as afirmações. No entanto, em entrevista à GloboNews, Tebet disse não enxergar a Venezuela como uma democracia.

“Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela, que é um governo que não respeita os direitos fundamentais, os direitos da liberdade de expressão, o direito do cidadão poder ir e vir, poder fazer suas críticas ainda que construtivas ao governo”, disse. “E, para mim, quando você tem um governo que impeça esse tipo de direito, que é previsto e que é absoluto para uma democracia, você não tem um governo democrático”, acrescentou.

Sobre a fala de Lula, que apontou ontem que o conceito de democracia varia de pessoa para pessoa, a ministra minimizou as declarações e assegurou que ela e o presidente têm o mesmo conceito de democracia, e que por isso ela o apoiou no segundo turno da eleição presidencial.

“Posso garantir que eu e o presidente Lula temos o mesmo conceito de democracia. Democracia é um direito fundamental, absoluto e irrevogável do povo brasileiro e é isso que importa. Democracia é o direito de ir e vir, o direito de ir às urnas votar, o direito do povo brasileiro se expressar e obviamente poucas são as limitações na democracia”, destacou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação