O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo foi o primeiro da Corte que votou contra a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao divergir do relator da ação, o ministro Benedito Gonçalves. O voto foi proferido na terceira sessão do caso, nesta quinta-feira (29/6).
- Ministro do TSE recua e revoga proibição a manifestações no Lolla
- Raul Araújo vota pela absolvição de Bolsonaro e rejeita minuta golpista
Aliados de Bolsonaro tinham a expectativa de que o ministro pedisse vista no julgamento que pode tornar o ex-presidente inelegível por oito anos por abuso de poder político e econômico. Contudo, o magistrado apresentou o voto pela absolvição de Bolsonaro e rejeitou a inclusão da minuta golpista.
Raul Araújo é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2010, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava à frente do Executivo pela segunda vez. Ele assumiu a vaga do desembargador Paulo Gallotti, que se aposentou na época. O magistrado é desembargador e construiu carreira em Fortaleza, no Ceará.
Em 2022, o ministro se tornou um dos assuntos mais comentados do país após proibir manifestações políticas no festival Lollapalloza, em 2022. A decisão atendeu a um pedido do PL ao TSE contra as manifestações políticas das artistas Pablo Vittar e Marina Sena. Com repercussão negativa, o magistrado revogou a liminar, após homologar o pedido de desistência da ação que havia sido apresentado pelo partido.
"Ressalto que a decisão anterior foi tomada com base na compreensão de que a organização do evento promovia propaganda política ostensiva estimulando os artistas — e não os artistas, individualmente, os quais têm garantida, pela Constituição Federal, a ampla liberdade de expressão", disse Araújo, no ano passado.
Saiba Mais
- Cidades DF Frio congelante: DF registra menor temperatura do ano: 8,6°C
- Webstories Saiba como votaram os ministros do TSE no julgamento de Bolsonaro
- Diversão e Arte Família de Madonna estava preparada para o "pior", após internação
- Brasil Grupo Anti-Sequestro entra nas buscas pela menina Evellyn na Grande BH
- Esportes Mais uma: Mourinho é punido novamente por ofensas à arbitragem
- Política Bolsonaro lamenta morte do ex-ministro Alysson Paolinelli
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.