AÇÃO POLICIAL

PF prende Walter Delgatti, hacker das conversas de Moro, em Campinas

Autor do vazamento de conversas de Moro com procuradores foi detido por descumprir determinação judicial

Renato Souza
postado em 28/06/2023 16:47 / atualizado em 28/06/2023 16:48
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (28/6), o hacker Walter Deltgatti Neto, conhecido por ter vazado conversas do celular do ex-juiz Sérgio Moro (atual senador pelo União Brasil), e de procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná. De acordo com fontes ouvidas pelo Correio junto à corporação, a prisão ocorreu em Campinas (SP).

Walter foi detido por descumprimento de medidas judiciais alternativas à prisão. Ele estava proibido de acessar a internet. No entanto, os investigadores identificaram atividades dele on-line. Então, a Justiça decidiu restabelecer o encarceramento por risco de que ele repetisse as ações anteriores, que o levaram a ser acusado pelo Ministério Público.

Delgati é investigado desde 2019 pela PF no âmbito da Operação Spoofing, que apura a invasão do celular de autoridades por um grupo hacker. Parte do conteúdo foi repassado à época pelo hacker a jornalistas do The Intercept e influenciaram nas anulações de processos contra o presidente Lula, que atualmente não responde mais ações da Lava-Jato na Justiça.

A Polícia Federal chegou ao hacker, na ocasião, por investigação própria. Os jornalistas mantiveram o sigilo da fonte. Moro foi considerado suspeito, ou seja, que não conduziu os processos contra Lula de maneira neutra e teve interesses políticos, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na época, Moro questionou a decisão do Supremo e negou ter sido parcial. "Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula, cuja culpa foi reconhecida por dez juízes", afirmou o ex-juiz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação