Uma gravação que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (28/6) mostra uma fala do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) que causou revolta nos internautas. A declaração ocorreu durante participação do parlamentar goiano no podcast Três irmãos. Gayer (PL-GO) comentava sobre democracias pelo mundo quando afirmou que ela nunca deu certo na África porque os africanos não tem "capacidade cognitiva".
Gustavo e os apresentadores do podcast conversavam sobre democracia e sobre inteligência. Falando sobre um "emburrecimento" da população.
- Bolsonaro e aliados se tornam réus no TSE por ataques às eleições
- Quatro deputados da base de Lula assinam pedido de impeachment
- Ao contrário do que afirma vídeo, Lula não disse que vai implantar ditadura no Brasil
Eles debatiam sobre o Quociente de Inteligência (QI) das populações quando o apresentador disparou: "Sabia que tem macaco com QI de 90? 72 o QI na África. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população".
IMPORTANTE: o deputado federal Gustavo Gayer afirmou em um podcast que os brasileiros e os africanos são burros; de pouca capacidade cognitiva e de baixo QI. No meio da conversa ele e os demais participantes ainda compararam o QI das pessoas com o de um macaco. Eu peço a ajuda de… pic.twitter.com/M6XdLl7kJ1
— Vinicios Betiol (@mb_vinicios1) June 28, 2023
Na sequência, Gustavo comentou sobre o histórico africano com democracias: "Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado", disparou.
Na sequência o deputado afirmou também que Brasil "está desse jeito". "O Lula chegou na presidência e o povo burro 'eeeee picanha e cerveja!'".
Anteriormente na entrevista, o deputado tinha comentado também que como deputado tinha muita cautela sobre o que falar. "Não tenho medo de ser cassado, mas tenho medo de ser preso. A gente tem que medir o que a gente fala o tempo inteiro".
Veja o vídeo na íntegra:
Deputado se pronunciou nas redes sociais
Após a repercussão do caso, o deputado se pronunciou nas redes sociais. Na legenda da postagem, o deputado afirmou que os que o criticaram "entram pra fila dos que querem me prender e cassar o meu mandato".
No vídeo, ele reage a entrevista ao podcast e comenta sobre as falas consideradas polêmicas e alvo de denúncia da deputada Duda Salabert (PDT-MG).
Deputada do PSol e imprensa me acusa de racismo e entram pra fila dos que querem me prender e cassar o meu mandato. pic.twitter.com/fVOznpkXCe
— Gustavo Gayer (@GayerGus) June 28, 2023
Saiba Mais
- Cidades DF Saiba quais são as cidades mais populosas do Entorno do DF
- Economia Aumentar produção de alimentos vai ajudar no combate à fome, dizem ministros
- Mundo A descoberta em Pompeia que pode dar pistas sobre origem da pizza
- Mundo O que está em jogo na disputa pela reencarnação do Dalai Lama
- Mundo Por que Alemanha recruta enfermeiros brasileiros — e como se candidatar
- Economia Tebet diz que programa para carros 'não basta' e cobra reforma tributária
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.