O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi capa da edição desta sexta-feira (23/6) do jornal francês Libération. Na manchete, o veículo chama o presidente Lula de "A decepção" e diz que ele é um "falso amigo do Ocidente".
- Lula discursa em festival de rock em Paris: preservar a Amazônia é pop
- Lula defende que a esquerda construa uma nova utopia
- Lula diz que exigências da UE para acordo com Mercosul são "ameaça"
As críticas ao presidente se dão em especial pelo posicionamento do petista em relação à guerra russo-ucraniana. "O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia", diz a publicação.
No texto, o jornal também afirma que o presidente Lula era esperado como um "messias", mas é uma "imagem embaçada".
Apesar das críticas, o Libération afirmou que a postura de Lula é melhor do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Lula está na França para uma série de compromissos. Nesta sexta-feira, discursou na Cúpula Internacional do Novo Pacto de Financiamento Global, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.