Taxa básica de juros

Randolfe quer explicações de Campos Neto sobre Selic a 13,75%

Líder do governo no Congresso afirmou, nesta sexta (23), que irá apresentar um requerimento para que o presidente do BC seja convocado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Ândrea Malcher
postado em 23/06/2023 12:34 / atualizado em 23/06/2023 12:34
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), irá apresentar um requerimento para que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, seja convocado a dar explicações sobre a decisão de manter a taxa básica de juros em 13,75% à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). “Não podemos mais ficar parados vendo esses juros frearem o desenvolvimento do país”, afirmou ele no Twitter nesta sexta-feira (23/6).

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu, na última quarta (21), por manter pela sétima vez consecutiva a Selic no patamar atual. O grupo afirmou que o contexto atual ainda segue “demandando cautela e parcimônia”. A manutenção já era esperada por diversos economistas, mas frustra diversos setores do governo.

Na quinta (22), em Paris, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou a decisão do Copom como “muito ruim, como de hábito”.

“Nós estamos fazendo um esforço gigantesco de reversão de expectativas desde o começo do ano (...). O primeiro pacote de medidas para sanear as finanças foi dia 12 de janeiro, depois veio a realização de combustível. Depois o arcabouço foi construído, dentro do governo e fora do governo. Não tem uma fala de (nenhum) governador contra a reforma tributária. O que nós estamos esperando (para diminuir a taxa)?”, questionou.

As projeções do mercado apontam para uma redução da Selic somente em setembro, embora um corte ainda em agosto não seja descartado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação