JUDICIÁRIO

Zanin se reúne com a presidente do Supremo para tratar da posse

Cerimônia deve ocorrer em agosto, mas indicação de equipe e outros temas devem ser tratados antes

Renato Souza
postado em 22/06/2023 18:08 / atualizado em 22/06/2023 18:14
Zanin no STF: preparativos para a posse como ministro da Suprema Corte -  (crédito: Renato Souza/CB/D.A.Press)
Zanin no STF: preparativos para a posse como ministro da Suprema Corte - (crédito: Renato Souza/CB/D.A.Press)

O ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF), se reúne nesta quinta-feira (22/6) com a ministra Rosa Weber, presidente da corte. Ele chegou no tribunal por volta das 17 horas para discutir a cerimônia de posse.

Como adiantou o Correio, ele deve ser empossado no começo de agosto, após o recesso do Poder Judiciário, que ocorre em julho. No entanto, desde já começa as tratativas para investidura no cargo. Ele precisa organizar o gabinete, ficar a par do acervo de processos deixados pelo antecessor, Ricardo Lewandowski e escolher a equipe de gabinete.

Ao se aposentar, Lewandowski deixou um dos menores acervos de processos do Supremo, com 535 ações pendentes de julgamento. Entre as ações, estão processos sobre a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid, além de processos relacionados ao orçamento secreto.

Ao chegar no Supremo, ele também atuará na Primeira Turma da Corte. O ministro Dias Toffoli, que estava na Segunda Turma, pediu transferência e teve prioridade em ocupar a vaga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação