O ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF), se reúne nesta quinta-feira (22/6) com a ministra Rosa Weber, presidente da corte. Ele chegou no tribunal por volta das 17 horas para discutir a cerimônia de posse.
Como adiantou o Correio, ele deve ser empossado no começo de agosto, após o recesso do Poder Judiciário, que ocorre em julho. No entanto, desde já começa as tratativas para investidura no cargo. Ele precisa organizar o gabinete, ficar a par do acervo de processos deixados pelo antecessor, Ricardo Lewandowski e escolher a equipe de gabinete.
- Zanin no STF: indicado de Lula é aprovado pelo plenário do Senado
- Moraes sobre aprovação de Zanin ao STF: "Brasil ganhará com sua atuação"
- Após aprovação do Senado, Zanin deve tomar posse no Supremo em agosto
Ao se aposentar, Lewandowski deixou um dos menores acervos de processos do Supremo, com 535 ações pendentes de julgamento. Entre as ações, estão processos sobre a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid, além de processos relacionados ao orçamento secreto.
Ao chegar no Supremo, ele também atuará na Primeira Turma da Corte. O ministro Dias Toffoli, que estava na Segunda Turma, pediu transferência e teve prioridade em ocupar a vaga.
Saiba Mais
- Política Depoimento mostra relação entre 8/1 e bomba no aeroporto, diz relatora
- Política Texto da reforma tributária será apresentado nesta quinta, diz relator
- Política CPI do MST convoca João Pedro Stédile, líder do movimento, para depor
- Política Em bilateral com presidente de Cuba, Lula fala em "retomada de diálogo"
- Política Lula discursa em festival e promete esforço para manter Amazônia em pé
- Política MP Eleitoral defende que Bolsonaro fique inelegível por abuso de poder
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.