O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (22/6), com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez. O encontro ocorreu em Paris, onde o chefe do Executivo participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global.
A reunião com Miguel Díaz-Canel Bermúdez marcou a retomada do diálogo com Cuba, abandonado nos últimos anos pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os presidentes brasileiro e cubano conversaram sobre temas ligados à América Latina e aproveitaram o encontro para debater assuntos relativos à conjuntura mundial.
Por meio das redes sociais, Lula também comentou o encontro e citou "retomada do diálogo com o país e questões bilaterais que foram abandonadas nos últimos anos".
Reencontro com o presidente cubano @DiazCanelB, retomando o diálogo com o país e questões bilaterais que foram abandonadas nos últimos anos.
— Lula (@LulaOficial) June 22, 2023
????: @ricardostuckert pic.twitter.com/DVquc3eCYL
Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Cuba totalizou US$ 292,6 milhões, tendo registrado um aumento de 60,3% em relação a 2021. Em 2023, entre janeiro e maio, as exportações, importações e balança comercial registram um superávit para o Brasil de US$ 67,7 milhões.
Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na capital francesa.
Saiba Mais
- Política Julgamento Bolsonaro: Moraes suspende sessão, que será retomada na terça
- Política Bolsonaristas se incomodam com vídeo exibido na CPMI do 8/1
- Política Genial/Quaest: apoio de Bolsonaro a candidato afastaria 41% dos eleitores
- Política Depoimento mostra relação entre 8/1 e bomba no aeroporto, diz relatora
- Política Texto da reforma tributária será apresentado nesta quinta, diz relator
- Política CPI do MST convoca João Pedro Stédile, líder do movimento, para depor
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.