Logo após a aprovação em plenário da indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes se manifestou parabenizando o mais novo ministro da Corte. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Zanin foi submetido a 8 horas de sabatina nesta quarta-feira (21/6), sendo aprovado por 21 votos a 5 na CCJ. No plenário, o placar foi de 58 a 18, sem abstenções.
"Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, disse o magistrado, em nota à imprensa.
A relatoria foi do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Em discurso de abertura, o advogado ressaltou que atuará ferrenhamente pela harmonia entre os Poderes e pela garantia do Estado Democrático de Direito. “Não permitirei investidas insurgentes e perturbadoras à solidez da República”, frisou.
Zanin formou-se pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Atuou em diversos âmbitos do direito, como empresarial e falimentar, aeronáutico, marítimo, eleitoral e internacional. O jurista foi indicado há menos de um mês para substituir o ministro Ricardo Lewandowski, aposentado em abril.
Nas últimas semanas, o jurista indicado ao STF por Lula circulou pelos corredores da Casa Alta para garantir caminho aberto para receber o aval dos parlamentares, até mesmo de alguns dos opositores mais ferrenhos do Planalto.
Saiba Mais
- Política Zanin rebate Moro sobre Lula: 'Não fui padrinho de casamento do presidente'
- Política Bolsonaro pode ter nova depressão após julgamento no TSE, temem amigos
- Política Santa, gravura e escultura de bronze: Lula e Janja trocam presentes com o papa Francisco
- Política Zanin: Combate à corrupção não pode ser usado como pretexto para perseguição
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.