Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin afirmou que deve-se “enaltecer” o “direito à vida”, previsto na Constituição Federal. A resposta de Zanin foi a uma pergunta do senador Jorge Seif (PL-SC) sobre o aborto. Zanin está sendo sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
- Zanin: "Não permitirei investidas perturbadoras à solidez da República"
- Ao vivo: Cristiano Zanin é sabatinado pelo Senado; acompanhe
- Entenda como será a sabatina de Zanin e o rito para a nomeação no STF
“A questão do direito à vida ele está expressamente previsto no artigo 5º caput da Constituição Federal. Nessa perspectiva temos que enaltecer o direito à vida, porque aí estamos cumprindo o que diz a CF. Também esse assunto existe no arcabouço normativo consolidado tanto da tutela do direito à vida e exclusão de ilicitude na interrupção voluntária da gravidez como prevê o artigo 128 do código penal”, disse Zanin.
O artigo 128 citado por Zanin esclarece uma série de exceções para que a prática do aborto não seja punida, como nos seguintes casos: se não há outro meio de salvar a vida da gestante; aborto no caso de gravidez resultante de estupro.
Saiba Mais
- Política Zanin fala de relação com Lula e promete imparcialidade se for ministro
- Política Julgador não está em posição de agradar opinião pública, defende Zanin
- Economia Haddad sobre Sistema Tributário: "chamar de sistema é elogio"
- Política Bolsonaro descumpre orientação do PL e vai ao Senado em dia de sabatina
- Política Moro pergunta a Zanin sobre Lava-Jato e relação pessoal com Lula
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.