Saúde

Ministra quer reduzir fila de espera do SUS: "A meta são 500 mil cirurgias"

Nísia Trindade destacou a importância dos mutirões para cirurgia, mas que, para isso, é preciso contar com a de adesão dos estados. Atualmente, a fila do SUS tem mais de 1 milhão de pacientes esperando por cirurgias eletivas

Natália Peronico*
postado em 21/06/2023 12:16 / atualizado em 21/06/2023 12:20
 (crédito:  Rafa Neddermeyer/Ag..ncia Brasil)
(crédito: Rafa Neddermeyer/Ag..ncia Brasil)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou sobre as medidas do governo para a redução de filas de espera para cirurgias no SUS, durante o programa Bom dia, Ministra, nesta quarta-feira (21/6). Atualmente, a fila do SUS tem mais de 1 milhão de pacientes. Ela anunciou querer baixar esse número pela metade ainda este ano: "A meta são 500 mil cirurgias".  

Ao ser perguntada sobre as medidas para as altas demandas de cirurgias, Nísia disse que as maiores demandas são para as cirurgias ortopédicas. Contudo, apontou que existem outras cirurgias que não podem aguardar, como a do câncer, e que devem ter tratamento de prioridade. Ainda de acordo com a ministra, para que mutirões aconteçam, se necessita de adesão dos estados. 

“Nós temos a questão dos exames, diagnósticos e da própria atenção primária. Nós temos a meta de chegar, este ano, a 500 mil cirurgias em uma avaliação ainda não precisa, já que temos a medida de 1 milhão a serem realizadas”, destacou.

Outro assunto abordado foi a questão da saúde mental que foi agravada na pandemia e com a crise econômica, apontou. Nísia revelou que, nas próximas semanas, haverá um credenciamento de novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e que houve uma reestruturação para a área, com um departamento próprio para tratar do assunto.

O desmonte do Farmácia Popular e do plano de vacinação pelo governo anterior e as formas de recuperá-los também foram pautas do programa.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Atualmente, a fila do SUS tem mais de 1 milhão de pacientes esperando por cirurgias eletivas.

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/01/5069612-ministerio-da-saude-anuncia-rs-600-milhoes-para-reduzir-filas-de-cirurgias.html

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/06/5015029-ministerio-da-saude-lanca-iniciativas-para-saude-mental-pelo-sus.html

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação