Selic

"BC não está mantendo, mas aumentando juros todos os meses", diz Rui Costa

Ministro da Casa Civil voltou a tecer críticas ao Banco Central e diz que diversas medidas do governo aguardam a queda da Selic para que o crescimento da economia seja percebido

Taísa Medeiros
postado em 20/06/2023 14:01
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta terça-feira (20/6), que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aguarda a queda da taxa Selic — a taxa básica de juros — para o crescimento da economia seja percebido pela população. Segundo Costa, o BC não está mantendo, mas sim, aumentando a taxa de juros todos os meses.

“Quero dizer que o BC não está mantendo, mas aumentando a taxa de juros todos os meses. Porque se a inflação está baixando, está elevando as taxas de juros”, defendeu em sua fala na reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). Como exemplo, o ministro citou as medidas de crédito. “O Brasil está praticando hoje a maior taxa real de juros e portanto a cada mês que a inflação cai e a Selic se mantém, o que temos a rigor é um aumento real da taxa de juros”, disse.

Programas

Segundo Costa, foram finalizados hoje os itens para PAC da Infraestrutura. O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das apostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para alavancar a economia, será lançado em julho.

O prosseguimento de obras paradas e novos projetos com impacto social, como moradias, hospitais e escolas, estão entre as prioridades para a recuperação dos investimentos em infraestrutura.

Além disso, o ministro comentou sobre a Medida Provisória (MP) do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal. A iniciativa é destinada a brasileiros com renda de até dois salários mínimos e vai contemplar dívidas no valor de até R$ 5 mil, feitas até 31 de dezembro de 2022.

Segundo Costa, o Ministério da Fazendo já começou a cadastrar os credores para que”apresentem descontos relevantes aos devedores”, com intuito de reabilitar devedores ao crédito. “O aplicativo está sendo desenvolvido, a expectativa é que em agosto comecemos a operacionalizar o Desenrola”, ressaltou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação