O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu o pontapé inicial na organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em cerimônia na cidade sede Belém (PA), neste sábado (17/6). O evento acontecerá em novembro de 2025,
Lula estava junto ao governador do estado Helder Barbalho (MDB), e os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Margareth Menezes, da Cultura; Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e Jader Filho, das Cidades.
- Lula almoça com deputado cotado para Ministério do Turismo, neste sábado
- Lula entrega 222 unidades do Minha Casa, Minha Vida no Pará
- Datafolha: 35% aprovam governo Lula, 27% reprovam e 33% acham regular
Segundo o governo federal, a cessão ao estado do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, para implantação da sede da COP 30, assinada durante o evento, contará com obras no valor de R$ 390 milhões, custeadas pela iniciativa privada.
“É importante o significado da COP. Não existe nada no Brasil mais falado no mundo do que a Amazônia”, declarou o presidente durante a cerimônia. "É muito importante cuidar do ecossistema, da biodiversidade e da floresta, mas é muito importante a gente cuidar do nosso povo que vive na Amazônia. É importante saber que aqui moram 28 milhões de seres humanos que precisam trabalhar, comer, precisam ganhar salário e viver dignamente."
Lula brincou com a capital paraense ter ficado de fora das sedes da Copa do Mundo, em 2014, e garantiu que “o governo federal está 100% junto do governador do Pará para que nós possamos fazer com que essa COP seja a melhor já realizada”.
Saiba Mais
- Política Lula agradece a Sarney por iniciar obra da ferrovia norte-sul
- Política 'Mundo é melhor com Brasil nele', diz secretário adjunto de Estado dos EUA sobre governo Lula
- Política 'Algum grau de afinidade não põe em risco a democracia', diz Barroso sobre indicação de Zanin por Lula
- Política Datafolha: 35% aprovam governo Lula, 27% reprovam e 33% acham regular
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.