PESQUISA

Datafolha: 35% aprovam governo Lula, 27% reprovam e 33% acham regular

Os números se assemelham à avaliação do 1º mandato de Bolsonaro, no mesmo período de tempo

Francisco Artur
postado em 17/06/2023 14:51 / atualizado em 17/06/2023 14:53
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 35% da população, de acordo com nova pesquisa do Instituto Datafolha, publicada neste sábado (17/6). Segundo o levantamento, este é o percentual das pessoas que classificam sua gestão como "ótima" ou "boa". 

Na outra ponta, 27% dos consultados consideram o governo Lula "ruim" ou "péssimo". Outros 33%, regular. Dentre os entrevistados pelo Datafolha, 3% não opinaram sobre o governo.

A pesquisa de avaliação do trabalho do presidente Lula tem margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. O questionário de avaliação foi aplicado nesta semana, entre segunda-feira (12/6) e quarta-feira (14/6).

Variação na margem de erro

Comparada com a última pesquisa, realizada entre os dias 29 e 30 de março, a variação das respostas dos entrevistado esteve dentro da margem de erro. Na ocasião, Lula tinha 38% de aprovação e 29% de reprovação. Na última pesquisa, 30% consideravam seu governo como regular.

Avaliações parecidas com Bolsonaro

Os números da pesquisa publicada neste sábado se assemelham ao desempenho do primeiro mandato do ex-presidente e candidato derrotado por Lula nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro (PL). Aos seis meses do primeiro ano de governo, Bolsonaro tinha 33% de aprovação e 33% de reprovação, e outros 31% o avaliavam como regular.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação