Em participação especial em um evento do Sempre um papo, realizado em Belo Horizonte, na Livraria Jenipapo, a ministra do Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) compartilhou algumas histórias de vida e fez citações de Darcy Ribeiro e Guimarães Rosa.
Em um dos momentos, a ministra fala sobre uma funcionária do Tribunal que um dia contou a ela sobre a filha de 16 anos que tinha Cármen como inspiração e que queria seguir os mesmos passos dela. A ministra então pediu para que a mulher avisasse para a filha que não a tivesse como ídolo por ser "um fracasso", parafraseando Darcy Ribeiro, que dizia: "Fracassei em tudo o que tentei na vida".
- Cármen Lúcia pede que acusações contra Bolsonaro sejam julgadas no plenário físico
- Cármen Lúcia fala em luta para partidos respeitarem cota de gênero
"Eu sou um fracasso, eu sou a mulher fala fracassada. Eu luto desde a minha adolescência para que o Brasil tenha a democracia e está aí a minha luta continuando. Eu luto pelos Direitos Humanos de todas as Comissões com prefeito de Belo Horizonte Célio de Castro, e continua havendo tudo isso, fala e escrevo sobre paz a minha vida inteira desde meus tempos de internato quase e o mundo tem mais de 100 guerras. Eu sou um fracasso", afirmou.
Na sequência, Cármen citou novamente Darcy dizendo que como ele "não queria estar no lugar de quem venceu, mas eu não sou dos vencedores".
Ao final da história, a ministra revelou que depois de um tempo, a mulher voltou a chamá-la para contar sobre a filha. "Queria dizer para a senhora que falei com a minha filha para ela arrumar um outro ídolo porque a senhora já falou que é um fracasso total mas ela falou que prefere ser fracassada igual a senhora mesmo, porque o Brasil merece", contou Cármen.
"A democracia tem chance no Brasil, porque o Brasil merece, como dizia Guimarães Rosa: "Sorte é isso merecer e ter e nós merecemos", finalizou.
Veja o momento da fala da ministra:
Saiba Mais
- Economia Mineração está no rumo da sustentabilidade, diz diretor do Ibram
- Economia Mudança no texto do regime fiscal pode evitar corte de R$ 40 bi no Ploa
- Política PF faz buscas no gabinete do senador Marcos do Val
- Diversão e Arte Indicado ao Bet Awards, L7NNON lança 1ª música do selo Hip Hop Rare
- Diversão e Arte Tony Tornado, atuante intérprete de cinema, será celebrado no CineOP
- Política Moraes manda PF colher depoimento de Monark em até cinco dias
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.