Em entrevista a emissoras de rádios de Goiás, nesta quinta-feira (15/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estimou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode superar os 2% ainda neste ano. O PIB do país cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023, na comparação com os três meses anteriores, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no início deste mês. A alta foi puxada pelo agronegócio.
Quando questionado sobre a relação com o setor econômico, Lula voltou a dizer que o "problema do agronegócio com ele é ideológico". "Não quero saber se o agronegócio gosta de mim ou não. Não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a gente poder recuperar a capacidade produtiva do país", afirmou o presidente.
Segundo ele, é necessário ser racional na política e focar na possibilidade de produzir sem degradar o meio ambiente. "A preservação ambiental é um valor a mais aos produtos. Nós queremos preservar o planeta. Seremos duros na fiscalização e punição", ressaltou. Lula também destacou que vai investir tanto no agronegócio quanto nos pequenos produtores. "Vamos cuidar da agricultura com o respeito que ela merece. Nosso país vai voltar a crescer", disse.
Na sexta-feira (16/6), Lula visitará o município de Rio Verde, em Goiás, para o lançamento da Ferrovia Norte-Sul. Essa será a primeira visita do presidente ao estado goiano desde que iniciou o mandato. "O estado de Goiás receberá os recursos de acordo com os projetos que apresentar ao governo federal", pontuou Lula.
Saiba Mais
- Brasil Febre maculosa: quem deve responder pelas 3 mortes no interior de SP?
- Política Celso Sabino: o que pode levar Lula a dar ministério a ex-aliado de Bolsonaro
- Brasil O momento em que brasileiro foi impedido de se juntar ao Estado Islâmico, segundo a PF
- Mundo A impressionante foto que mudou a percepção mundial sobre a crise do plástico
- Mundo Boris Johnson 'enganou" o Parlamento sobre festas durante a pandemia
- Mundo Grécia procura sobreviventes de naufrágio que matou 78 migrantes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.