SENADO

Senador chama Zanin de "futuro ministro" e indica apoio unânime do MDB

Advogado indicado ao STF se reuniu com parlamentares nesta quarta-feira em busca de apoio. Marcelo Castro destacou características de Cristiano Zanin para ocupar o cargo

Luana Patriolino
postado em 14/06/2023 18:10 / atualizado em 14/06/2023 18:10
 (crédito:  Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) sinalizou, nesta quarta-feira (14/6), que o partido dele apoiará a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração ocorreu após reunião do jurista com a bancada. O parlamentar disse acreditar em votação unânime dos emedebistas e se referiu a Zanin como “futuro ministro”.

“Nós somos dez senadores e todos se manifestaram favoravelmente à indicação de Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal. Então, estamos certos que o MDB trará os seus dez votos no Senado para o Zanin. Unanimemente”, afirmou Castro. “Eu acho que o Zanin vai ter uma votação consagradora porque ele se credenciou para isso”, acrescentou.

Para o senador, o advogado indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne todas as características necessárias para ocupar a função na Suprema Corte. “Para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, primeira qualificação: competência técnica. Mas uma coisa que a gente valoriza é a firmeza de caráter. Um ministro do Supremo Tribunal Federal tem que ter caráter firme, altivez, independência, imparcialidade. E tem que estudar conforme a lei e a constituição do Brasil”, destacou.

Marcelo Castro chamou Zanin de “futuro ministro” e disse que esperava uma posição equilibrada no Judiciário. “Aproveitei a oportunidade para falar como futuro ministro Zanin essa questão das decisões monocráticas do STF. Claro que isso deve existir. Mas quando possível puderem ser decisões colegiadas”, relatou. “O que a gente quer dizer? Quando for tomada uma decisão contra um poder, que essa decisão seja colegiada e não decisão de um só ministro”, ressaltou.

Em busca de apoio

Faltando apenas uma semana para ser sabatinado na CCJ do Senado, o advogado Cristiano Zanin passa por uma extensa agenda com os parlamentares da Casa. O jurista se encontrou às 15h15 com a bancada do MDB, na tarde desta quarta-feira (14/6), em busca de apoio na votação. Ele entrou e saiu da reunião sem conversar com a imprensa.

Pouco antes, Zanin teve um almoço com parlamentares evangélicos — o terceiro encontro do advogado com integrantes do segmento religioso. Terça-feira, o indicado ao STF já havia se encontrado com o líder do MDB, Eduardo Braga. Ainda nesta quarta, ele deve se reunir com outros cinco parlamentares. 

À noite, Cristiano Zanin deve participar de um jantar com senadores do PDT. O encontro deve ocorrer na casa do senador Weverton Rocha (PDT-MA). Para quinta-feira (15/6), são previstos encontros com os senadores Carlos Viana (Podemos-AC) e Espiridião Amin (PP-SC). No périplo de terça, o jurista conseguiu o apoio unânime da bancada do PSD. A sigla tem o maior número de cadeiras na Casa, com 15 dos 81 senadores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação