SENADO

Senador diz que MDB definiu apoio a Zanin: "Por aquilo que temos visto"

Veneziano Vital do Rêgo é o relator da sabatina na CCJ do Senado. Declaração ocorreu após reunião com o indicado de Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Luana Patriolino
postado em 14/06/2023 17:54
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, disse, na tarde desta quarta-feira (14/6), que a bancada emedebista apoiará Cristiano Zanin, na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O advogado foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF) e tem se reunido com parlamentares em busca de aprovação.

Segundo Vital do Rêgo, que relatará a sabatina, Zanin tem todas as características para ocupar o cargo na Suprema Corte. “Estaremos apresentando o relatório até amanha (15) de manhã, até para cumprir rigorosamente as previsões regimentais com data a debatê-lo, sabatinando o indicado, Cristiano Zanin”, disse a jornalistas após a reunião.

“Ele tem visitado não apenas na individualidade, mas também coletivamente as bancadas. Hoje, o grupo de dez senadores [do MDB] e a senadora Ivete Silveira definiram, em grupo, apoiar a indicação do dr. Zanin por tudo aquilo que nós temos visto. Seja a análise objetiva, técnico jurídica que ele expõe não apenas curricularmente, mas numa vida enquanto militante na advocacia. O MDB entende ser merecedor o dr. Zanin a essa indicação”, declarou o parlamentar.

O senador disse que o colegiado fará uma análise objetiva com os critérios que a legislação exige. “Análise e indicação objetiva do indicado. Aquilo que ele traz consigo na sua vivência de quase 25 anos enquanto advogado, militante e produzindo academicamente; experimentado e vivendo todas as instâncias do poder Judiciário”, reiterou Vital do Rêgo.

Agenda extensa

Faltando apenas uma semana para ser sabatinado na CCJ do Senado, o advogado Cristiano Zanin passa por uma extensa agenda com os parlamentares da Casa. O jurista se encontrou às 15h15 com a bancada do MDB, na tarde desta quarta-feira, em busca de apoio na votação. Ele entrou e saiu da reunião sem conversar com a imprensa.

Pouco antes, Zanin era teve um almoço com parlamentares evangélicos. Esse foi o terceiro encontro do advogado com integrantes desse segmento religioso. Ontem, o indicado ao STF já havia se encontrado com o líder do MDB, Eduardo Braga. Ainda nesta tarde, ele deve se reunir com outros cinco parlamentares. Para quinta-feira (17/6), são previstos encontros com os senadores Carlos Viana (Podemos-AC) e Espiridião Amin (PP-SC).

À noite, Cristiano Zanin deve participar de um jantar com senadores do PDT. O encontro deve acontecer na casa do senador Weverton Rocha (PDT-MA). No périplo de terça-feira, o jurista conseguiu o apoio unânime da bancada do PSD. A sigla tem o maior número de cadeiras na Casa, com 15 dos 81 senadores.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação