Meio ambiente

União Europeia promete 20 milhões de euros para Fundo Amazônia

Ursula von der Leyen, no entanto, não sinalizou que bloco recuará das novas exigências feitas ao Mercosul

Edla Lula
postado em 12/06/2023 16:11 / atualizado em 12/06/2023 19:38
 (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Em peregrinação pela América Latina, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira (12/6) que a União Europeia destinará 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje, ela cobrou uma resposta brasileira ao instrumento adicional ao acordo Mercosul-União, apresentado pela União Europeia em março deste ano.

“Acreditamos que é chegada a hora de concluir o acordo Mercosul-União Europeia. Aguardamos pacientemente a sua resposta para entendermos os passos a dar. Acredito que até o fim do ano poderemos concluir o acordo”, declarou, em pronunciamento conjunto à imprensa.

A carta traz uma série de novas exigências feitas pelo bloco europeu para concluir o acordo em discussão há duas décadas. Lula, por sua vez, expressou preocupação com o documento, que amplia as exigências ao Mercosul, especialmente no campo ambiental, e prevê sanções em caso de descumprimento.

“A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções”, afirmou o presidente.

Hidrogênio verde

Van der Leyne salientou que Brasil e União Europeia são parceiros estratégicos e está confiante de que chegarão a um acordo.

A presidente da Comissão Europeia prometeu ainda investir 2 bilhões de euros no desenvolvimento de pesquisas para a produção de hidrogênio verde no Brasil. “Somos parceiros estratégicos e temos condições de enfrentar juntos os desafios”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação