REDES SOCIAIS

Google erra em busca e informa que Lula é presidente do partido Novo

Plataforma de busca sugere Lula quando usuários pesquisam 'presidente do Partido Novo'. Atualmente, o cargo é ocupado por Eduardo Ribeiro

Correio Braziliense
postado em 11/06/2023 21:48 / atualizado em 11/06/2023 21:50
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

Um erro da plataforma de pesquisa Google chamou atenção de iternautas neste domingo (11/6) ao indicar o nome do presidente da República quando questionado sobre quem é o "presidente do Partido Novo". O atual presidente do partido é Eduardo Ribeiro, mas o buscador exibe as informações relacionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pertence ao Partido dos Trabalhadores.

O Correio fez o teste e, de fato, a plataforma indica o presidente errado quando questionado sobre quem está no cargo. Outros políticos não filiados ao Novo são sugeridos pela plataforma, como o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Google mostra Lula como presidente do Novo
Google mostra Lula como presidente do Novo (foto: Reprodução google)

O trocadilho chamou atenção já que a associação entre Lula e o Novo não condiz com a realidade política. Na Câmara dos Deputados, o partido integra a bancada da oposição ao governo e recentemente acionou o STF contra o pedido de autorização feito pelo PT na terça-feira (6/6) para que a sigla obtivesse a concessão de um canal de rádio e TV públicos. De acordo com o partido Novo, a iniciativa do PT é "mais uma tentativa de consolidar seu projeto de poder".

Outros erros da plataforma

Essa não é a primeira vez que internautas apontam falhas da plataforma em relação a pesquisas envolvendo o presidente Lula. Em maio deste ano, usuários relataram que ao pesquisarem "Lula coroação", a ferramenta sugeria a busca: "Você quis dizer Lula corrupção?". O PT chegou a enviar uma notificação extrajudicial ao Google por conta do erro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação