Nova pesquisa do Ipec/O Globo, divulgada nesta sexta-feira (9/6), aponta que a aprovação dos primeiros cinco meses do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supera a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor, e também dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Fernando Collor (PTB).
Levantamento publicado hoje aponta que 37% dos entrevistados avaliam a terceira gestão do petista como ótima ou boa.
De acordo com uma comparação feita pelo Ibope e o Ipec, em julho de 1990, 33% dos eleitores consideravam o governo do ex-presidente Fernando Collor como ótimo ou bom, enquanto 20% consideravam a gestão ruim ou péssima. À época, 45% dos entrevistados classificaram a gestão como regular.
- "O Brasil voltou", diz Lula ao comentar os 100 primeiros dias de governo
- Marcha para Jesus: Lula recusa convite e Bolsonaro prefere praia paulista
Em junho de 2019, a avaliação positiva (ótima ou boa) do governo Bolsonaro era semelhante a avaliação negativa: 32% dos entrevistados avaliavam a administração como boa ou ótima, ruim ou péssima e regular.
O ex-presidente Michel Temer tem o pior indicador entre os três: 13% dos entrevistados consideravam o governo ótimo ou bom em dezembro de 2016 - quatro meses depois de assumir oficialmente a Presidência após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
FHC e Dilma ficam na frente de Lula
O desempenho do terceiro mandato de Lula fica atrás do primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), em que 42% dos eleitores avaliavam a gestão como ótimo ou boa, em junho de 1995.
Dilma, com a melhor avaliação histórica do Ibope, tinha avaliação positiva de 48% em julho de 2011.
A terceira gestão de Lula também perde para a própria popularidade do petista no seu primeiro mandato. Em junho de 2003, Lula tinha 43% de avaliação positiva.
O Ipec entrevistou 2.000 eleitores, entre 1° e 5 de junho. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.
Saiba Mais
- Política Derrota das pautas climática e indígena é resultado de pouco diálogo
- Política "Não vejo por que criminalizar o MST", diz ministro Paulo Teixeira
- Política Tarcísio foge de crise e minimiza retirada de policial da equipe por Lula
- Política Avaliação positiva do governo Lula cai e chega a 37%, mostra pesquisa Ipec
- Política 41% dos eleitores de Bolsonaro consideram governo Lula ótimo, bom ou regular
- Política Conheça os 48 deputados que pedem o impeachment de Lula; quatro são da base
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.