A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permeia entre ótima, boa ou regular para 41% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esse dado foi divulgado nesta sexta-feira (9/6), pela pesquisa de opinião Ipec/O Globo.
Entre essa parcela do público, o levantamento também mostra que 8% classificam o governo como ótimo ou bom, e 33% como regular. Embora parte considerável dos bolsonaristas aprovem ou achem regular a gestão lulista, 56% dos eleitores de Bolsonaro avaliam o atual governo como ruim ou péssimo.
Sobre a maneira de Lula governar, 19% dos que apertaram 22 nas urnas no ano passado aprovam a forma como o petista conduz o Executivo federal. Já 16% afirmam confiar no atual presidente.
A pesquisa Ipec/O Globo entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 1º e 5 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Eleitores de Lula
A pesquisa também apurou a opinião das pessoas que votaram em Lula nas eleições de 2022. Desses, 68% consideram ótimo ou bom e 27% o classificam como regular. Já 3% avaliam a gestão de Lula ruim ou péssima.
- Avaliação positiva do governo Lula cai e chega a 37%, mostra pesquisa Ipec
- Marcha para Jesus: Lula recusa convite e Bolsonaro prefere praia paulista
Brancos e nulos
Entre os que apertaram branco ou nulo, a avaliação de que o governo Lula é regular é de 43% e a de que a gestão do petista é ótima ou boa é de 17%. Quanto à reprovação do governo, 33% desses eleitores classificam a gestão do presidente como ruim ou péssima. Já 47% deste grupo desaprovam a maneira de Lula governar e 64% não confiam no petista.
Saiba Mais
- Política Análise: Dez anos depois, os políticos deram a volta por cima
- Política Derrota das pautas climática e indígena é resultado de pouco diálogo
- Política "Não vejo por que criminalizar o MST", diz ministro Paulo Teixeira
- Política Tarcísio foge de crise e minimiza retirada de policial da equipe por Lula
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.