O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou nesta quarta-feira (7/6) a inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo se emocionou ao ouvir o discurso do reitor José Carlos de Sá, que exaltou a educação técnica do estado.
No evento, o reitor do IFPE agradeceu a presença de Lula e por, em 2008, no primeiro mandato como presidente, ele ter assinado a Lei 11.892, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e foi nesse momento que o mandatário começou a se chorar. “A criação dessa rede foi uma das maiores revoluções feitas na educação desse país e é sua obra, sua autoria, presidente”, disse José Carlos de Sá.
Comovido com as palavras do reitor, Lula ficou ainda mais emocionado quando José Carlos de Sá mencionou a história das irmãs de Caetés, município de Pernambuco, onde três meninas entraram para a rede de ensino técnico. “Há dois meses eu estive em uma formatura em Garanhuns, sua terra, presidente, e eu conheci uma menina chamada Cíntia. Essa menina está no décimo período de Engenharia Elétrica. Ela é filha de uma família pobre, que mora numa pequena casa no município de Caetés com mais três irmãos”, contou de Sá.
“Cíntia está concluindo o curso de Engenharia Elétrica, a irmã dela está no sétimo período de Engenharia Elétrica, também no IFPE campus Garanhuns. A outra irmã dela faz o ensino técnico integrado ao Ensino Médio e o irmão dela faz o curso subsequente de Eletroeletrônica no campus Garanhuns. Eu vim aqui para te dizer, presidente, que a sua obra, a Rede Federal de Educação Científica Tecnológica, permite que as meninas de Caetés agora cursem Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Pernambuco”, detalhou o reitor.
Assista:
Após o discurso do reitor do IFPE, Lula falou aos presentes e motivou os estudantes. “Se um dia estiverem desanimados porque não acreditam no prefeito, no vereador, no deputado, no governador, no presidente, na política, em ninguém, acreditem em vocês. O país que a gente quer construir está dentro de vocês”, ressaltou.
Seguindo os relatos emocionados, Lula lembrou ter sido o primeiro dos oito irmãos a terminar o primário, ter um curso técnico e ganhar um salário maior que o mínimo. “A gente tem que estudar para ter um rumo na vida, essa é a maior herança que os pais podem deixar para os filhos. Eu lembro do orgulho da minha mãe ao me levar para o curso técnico. E foi por causa desse curso que eu me virei presidente da república”, declarou.
Saiba Mais
- Política "Não tem nada de correria", diz líder sobre próximas pautas do governo
- Política Reforma tributária terá debates no Senado para definir prioridades
- Política Toffoli nega pedido para suspender cassação de Deltan Dallagnol
- Política Deputado que disse financiar bolsonaristas recua: "Não seria idiota"
Veja a íntegra do discurso de Lula na inauguração do campus Paulista:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.