O deputado José Guimarães (PT-CE) — líder do governo na Câmara — afirmou nesta quarta-feira (7/6) que não haverá “correria” para a votação das próximas pautas capitaneadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais cedo, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a MP do Minha Casa Minha Vida, que retoma o programa. A matéria vai agora para apreciação do Senado Federal.
“Tem prazo suficiente, não tem nada de correria, agora é pontuar ainda as questões que não foram todas resolvidas para que a gente possa produzir e entrarmos na prioridade absoluta: até o dia dez, primeira semana de julho é um esforço para votar a reforma tributária”, frisou o líder. O relator do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou nesta terça-feira (6/6) as diretrizes debatidas ao longo dos encontros do colegiado. Uma das conclusões mais esperadas era a definição do modelo de gestão em relação ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O GT sugeriu que seja dual: parte gerida pela União, parte pelos estados e municípios.
- Congresso deve abrir cinco comissões mistas para analisar MPs
- Minha Casa, Minha Vida: Câmara aprova MP que prevê retomada do programa
- Senado aprova MP dos Ministérios e governo mantém estrutura da Esplanada
O relator apresentará até o fim do mês o substitutivo às duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) discutidas pelo GT: a PEC 110 e a 45. O intuito é que o novo texto seja votado antes do recesso parlamentar, que inicia em 18 de julho.
Guimarães avalia que, com isso, o governo está no caminho certo. “A semana, além desta medida provisória (do Minha Casa, Minha Vida) também tem dois fatos muito decisivos: a reforma tributária, que foi lido o relatório do GT ontem, os dados da economia são todos favoráveis. E o ministro (Fernando) Haddad, (da Fazenda) lançou o Desenrola, que é um dos programas que beneficia milhões e milhões de brasileiros”, citou.
Saiba Mais
- Política Marco temporal: STF reserva 50 lugares para indígenas acompanharem sessão
- Política Mendonça pede vista e interrompe julgamento do marco temporal
- Política Dia da Liberdade de Imprensa: Rosa Weber repudia violência a jornalistas
- Política Congresso deve abrir cinco comissões mistas para analisar MPs
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.