Ditadura militar

Léo Péricles propõe a ministro retomada da Comissão da Verdade

Ex-candidato à Presidência e presidente da UP, Léo Péricles, reuniu-se nesta terça (6/6) com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida

Victor Correia
postado em 07/06/2023 11:52
Presidente da Unidade Popular (UP), Léo Péricles, e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, conversam sobre retomada das recomendações da Comissão da Verdade 6/6 -  (crédito: Clarice Castro/MDHC)
Presidente da Unidade Popular (UP), Léo Péricles, e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, conversam sobre retomada das recomendações da Comissão da Verdade 6/6 - (crédito: Clarice Castro/MDHC)

O ex-candidato à Presidência da República e presidente da Unidade Popular (UP), Léo Péricles, reuniu-se nesta terça-feira (6/6) com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, para propor medidas de reforço à atuação da Comissão da Verdade e retomada dos trabalhos de investigação. O encontro ocorreu no gabinete do ministro, com a presença do assessor especial de Defesa da Democracia, memória e verdade, Nilmario Miranda.

Péricles propôs a criação de um órgão estatal para coordenar a implantação das 29 recomendações da Comissão Nacional da Verdade, divulgadas em 2014 no relatório final da comissão, que investigou violações dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Durante a campanha presidencial, a retomada das recomendações foi defendida por Péricles, destacando que muitas delas sequer foram cumpridas nos últimos oito anos.

O presidente da UP também apoiou a instalação do Memorial da Democracia em Brasília, prometido pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e sugeriu a criação de uma política para preservar os acervos das Comissões Estaduais da Verdade.

A legenda também quer o seguimento dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, apurando o genocídio indígena, negro e dos camponeses durante a ditadura.

  • Presidente da UP, Léo Péricles, e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, falam sobre propostas para retomada das recomendações da Comissão Nacional da Verdade 6/6 Clarice Castro/MDHC
  • Presidente da UP, Léo Péricles, e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, falam sobre propostas para retomada das recomendações da Comissão Nacional da Verdade 6/6 Clarice Castro/MDHC
  • Presidente da Unidade Popular (UP), Léo Péricles, e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, conversam sobre retomada das recomendações da Comissão da Verdade 6/6 Clarice Castro/MDHC

MDH já anunciou criação de órgão

Silvio Almeida já anunciou, durante participação em encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), que quer retomar as recomendações definidas pela Comissão da Verdade, e que criará um órgão para isso. Ele reforçou o posicionamento durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em abril.

"Vamos criar uma comissão, por portaria, no ministério, para que haja o monitoramento das ações e para que nós possamos estabelecer estratégias de implementação das recomendações", frisou o ministro.

Segundo a UP, o ministrou "ouviu com bastante atenção" as propostas e reafirmou seu compromisso com a democracia e com os direitos humanos. "A UP segue na luta pela derrota completa do fascismo no Brasil e pelo aprofundamento das liberdades democráticas", frisou a legenda.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação