O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar, fora da agenda oficial, nesta quarta-feira (31/5), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da aprovação da Medida Provisória (MP) dos ministérios, informou uma fonte do Planalto. A expectativa é que Lula e Lira se encontrem logo mais, após o almoço em que o presidente participa no Comando da Aeronáutica.
Em uma reunião de emergência na manhã de hoje, o presidente analisou, com seus auxiliares da coordenação política, como os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), bem como o líder do governo na Câmara, José Guimarães, e o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), as dificuldades na votação da MP que fez o desenho do seu governo e que perde a validade nesta quinta-feira (1/6).
- Lula convoca reunião de emergência por risco de paralisia do governo
- MP dos Ministérios é adiada e governo corre risco de "parar"
- "Tem jogo pra ser jogado", minimiza líder do governo sobre MPs
A medida que seria votada ontem na Câmara, para depois ser encaminhada para aprovação no Senado Federal, foi retirada da pauta de votação, pois, segundo a avaliação de Lira, corria o risco de não conseguir ser aprovada pelo governo. Sem a medida, a composição da Esplanada retorna ao que era no final do governo de Jair Bolsonaro (PL).