Após participar de uma reunião bilateral com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na manhã desta quarta-feira (31/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou ao telefone com o Papa Francisco. Na conversa, o presidente brasileiro convidou o pontífice a visitar o Brasil.
O petista abordou temas como a guerra na Ucrânia, a defesa da Floresta Amazônica, a mudança climática e o combate à fome. O presidente agradeceu o apoio de Francisco na busca por uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia e pelos esforços do argentino no combate à pobreza.
- Em 5 meses, Lula encontrou duas vezes mais chefes de Estado que Bolsonaro
- Lula recebe 12 líderes da América do Sul; grupo busca resgatar união perdida
- Lula em cúpula da América do Sul: "Deixamos que as ideologias nos dividissem"
Na conversa, Lula também relatou os encontros que vêm tendo com autoridades de outros países no esforço de construção de uma solução de paz para a guerra na Ucrânia. O pontífice, por sua vez, aprovou a iniciativa do presidente brasileiro, que, segundo Francisco, tem autoridade para liderar essas negociações pela coerência demonstrada ao longo da sua trajetória de vida.
Visita
O chefe do Executivo ainda ressaltou os esforços do Brasil no combate à pobreza e à fome, e convidou o sumo pontífice a visitar o país, o que deve ser avaliado pelo Vaticano.
Antes de uma possível visita papal ao Brasil, contudo, o presidente visitará o Papa Francisco no Vaticano. A viagem deve acontecer entre junho e julho deste ano.