BRASIL E VENEZUELA

Zé Trovão pede que EUA prendam Maduro no Brasil após encontro com Lula

Parlamentar bolsonarista afirmou que é uma afronta a presença do presidente venezuelano em território brasileiro; ele o chamou de comunista e traficante

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) enviou um ofício para a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, nesta segunda-feira (29/5), solicitando a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que está em solo brasileiro para reuniões da cúpula da América do Sul e encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No documento endereçado à embaixadora Elizabeth Frawley Bagley, o bolsonarista informa a presença de Maduro, afirmando que ele é citado no site do Drug Enforcemente Administration (DEA) - agência especializada em combate ao tráfico de drogas - como procurado por crimes de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção.

“Manifesto a essa Embaixada minha indignação pela presença do ditador venezuelano em solo brasileiro, ao tempo em que peço informações de quais medidas podem ser adotadas pelo governo americano para captura deste criminoso”, disse Zé Trovão.

Em vídeo o parlamentar também chama o presidente Venezuelano de comunista, bandido e traficante.

 

“Espero que a embaixada americana tome providências muito severas contra o Luiz Inácio Lula da Silva, esse presidente irresponsável que simplesmente recebe no Brasil um bandido”, disse o deputado.

Em 2019, Maduro chegou a ser impedido de entrar no Brasil, após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) editar uma portaria proibindo a entrada de autoridades de alto escalão da Venezuela. O vizinho tem a terceira maior fronteira terrestre com o país, com quem tem relações desde o século XIX.

Reprodução/Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - Deputado ainda pediu que americanos tomem providência contra o presidente Lula