Política Externa

Lula cumprimenta Erdogan por vitória na Turquia e fala de 'paz global'

O país é estratégico na aliança militar por causa da sua geografia, portanto a vitória do novo presidente pode influenciar em como as seguirá as relações de política externa turca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou Recep Tayyip Erdogan pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais na Turquia, neste domingo (28/5). Na mensagem, o petista destacou que o presidente reeleito pode contar com a parceria brasileira para a busca da paz global, além do combate à pobreza e ao desenvolvimento mundial.

“Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, escreveu Lula nas redes sociais.

Erdogan representa, em grande parte, a porção conservadora do país, sobretudo a religiosa, que controla uma boa parcela da imprensa turca. A vitória foi apertada, ele liderou as eleições com algo em torno de 52,13% dos votos, contra 47,87% do adversário, Kemal Kilicdaroglu.

O resultado dessas eleições é de interesse global, entre outros motivos pela expectativa sobre os rumos da política externa do país. Localizada entre Ocidente e Oriente, a Turquia é um país estratégico em alianças militares e faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).