Meio ambiente

AM não pode ser penalizado por questões ideológicas, diz governador

O governador do estado, Wilson Lima (União), participa de reunião de governadores em Brasília nesta quarta-feira (24/5) e comentou a exploração de petróleo na foz do Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), declarou nesta quarta-feira (24/5) que a população da região amazônica não pode ficar "condenada à miséria" por questões ideológicas, ao comentar o embate pela exploração de petróleo na foz do Amazonas. Segundo ele, é necessário equilíbrio.

"A gente precisa encontrar um caminho de proteção ambiental e de desenvolvimento econômico. O estado do Amazonas não pode ser penalizado por conta de um discurso ideológico da questão ambiental", afirmou Wilson a jornalistas durante a reunião do Fórum dos Governadores, em Brasília.

"A nossa população não pode ficar condenada à miséria e à falta de desenvolvimento por conta dessas questões ideológicas, e por conta dessa falta de entendimento sobre a complexidade da Amazônia", reforçou.

A exploração de petróleo na foz do rio Amazonas causa embate entre a Petrobras, que defende a extração, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que alerta para o impacto ambiental da medida.

Parlamentares e o governo do Amazonas vêm pressionando o governo para aprovar a exploração, que pode trazer benefícios econômicos. A ala do governo federal ligada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porém, resiste.