CONGRESSO

Arcabouço fiscal: Cajado diz que texto será votado na noite desta terça-feira

Aodeixar reunião de líderes, relator da proposta, deputado Cláudio Cajado, informou que há acordo para aprovação da matéria na Câmara

Prioridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o projeto do novo arcabouço fiscal entrou na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados desta terça-feira (23/5). Segundo o relator da matéria, deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), a apreciação deve começar por volta das 20h. O parlamentar passou a tarde reunido com os líderes partidários e com o presidente Casa, Arthur Lira (PP-AL), na Residência Oficial da Câmara. 

Cajado afirmou que há acordo para aprovação da matéria nesta noite. O consenso foi possível graças às alterações que serão feitas no relatório. “Acabamos de ter aqui uma reunião com o colégio de líderes na presença do presidente Arthur Lira. Ajustamos o texto com aquelas sugestões que nós vamos acatar. Basicamente, questões de redação do texto, para ficar mais claro, ponto que digamos assim demandou mais discussão, foi em relação à elevação da despesa em 2,5%”, disse.

“O texto original previa um crescimento de 1,12% [das despesas] pelos cálculos que o próprio governo forneceu. Nós vamos agora pegar a diferença em cima do que tiver de crescimento e colocar até os 2,5%, sendo que o patamar de 70%. Do que crescer [em arrecadação], vai poder usar 70%, no limite de 2,5% [em relação à despesa do ano anterior]”, detalhou o relator.

Segundo o deputado, o debate foi intenso, porém “o sentido maior do projeto fica preservado”, visando o equilíbrio das contas públicas. Pelo menos 40 emendas já foram sugeridas pelos parlamentares ao projeto. A maior parte das propostas de modificação vieram do União Brasil e do PSol. A primeira sigla apresentou 26 emendas. Já a segunda, 10. Nas sugestões, por exemplo, alguns parlamentares buscam por maior controle de gastos, enquanto outros querem retomar a excepcionalização de determinadas despesas dos novos limites, assim como a proposição original.