A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas será instalada às 9h da próxima quinta-feira. Formado para investigar os responsáveis pela depredação dos prédios dos Três Poderes, o colegiado será marcado por uma intensa batalha entre governo e oposição.
- CPI: Lula ficou irritado com ausência de ministro no QG, revela general Dutra
- Partidos governistas estão atrasando CPMI de 8/1, diz senador
- CPMI do 8/1 atinge número mínimo e pode ser instalada já na próxima terça
Inicialmente, o deputado Arthur Maia (União-BA), que ficará com a presidência da CPMI, havia anunciado a abertura para terça-feira, mas a mudança ocorreu em razão da votação do novo marco fiscal, marcada para a quarta-feira. A decisão foi do senador Otto Alencar (PSD-BA). Por ser o integrante com mais idade na comissão, 75 anos, vai presidir a reunião da instalação.
O líder governista no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido), afirmou que a base está a postos para o colegiado. "Estamos prontos para a instalação da CPMI do golpe. Vamos trabalhar para deixar bem claro quem buscou atentar contra nossa democracia", destacou ele, que está escalado como suplente.
Titular da base oposicionista, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) ressaltou que a comissão foi instalada por "pressão". "Servirei ao Brasil com a missão de esclarecer toda a verdade sobre o fatídico 8/1. Parabéns a você, cidadã e cidadão brasileiro, que se mantém mobilizado", postou nas redes sociais.
Até o momento, constam 24 membros oficialmente indicados para a CPMI. Confira abaixo.
Os indicados do Senado Federal
Titulares
Eliziane Gama (PSD-MA)
Omar Aziz (PSD-AM)
Otto Alencar (PSD-BA)
Fabiano Contarato (PT-ES)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Ana Paula Lobato (PSB-MA)
Eduardo Girão (Novo-CE)
Magno Malta (PL-ES)
Esperidião Amin (PP-SC)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Soraya Thronicke (União-MS)*
Davi Alcolumbre (União-AP)*
Suplentes
Angelo Coronel (PSD/BA), Irajá (PSD/TO), Zenaide Maia (PSD/RN), Augusta Brito (PT/CE), Randolfe Rodrigues (sem partido), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Jorge Seiff
(PL-SC), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Cleitinho (Republicanos-MG)
Os indicados da Câmara
Titulares
Duarte Jr. (PSB-MA)
Arthur Maia (União Brasil-BA)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Duda Salabert (PDT-MG)
Aluísio Mendes (Republicanos-MA)
Rodrigo Gambale (Podemos-SP)
Paulo Magalhães (PSD-BA)
Rafael Brito (MDB/AL)
Filipe Barros (PL-PR)
Delegado Ramagem (PL-RJ)
André Fernandes (PL-CE)
Rubens Pereira Jr (PT-MA)
Rogério Correia (PT-MG)
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Érika Hilton (PSol-SP)
Suplentes
Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ), Gervásio (PSB-PB), Felipe Francischini (União Brasil-PR), Any Ortiz (Cidadania-RS), Josenildo (PDT-AP), Roberto Duarte (Republicanos-AC), Maurício Marcon (Podemos-RS), Laura Carneiro (PSD-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcos Feliciano (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Aliel Machado (PV-PR), Carlos Veras (PT-PE), Delegada Adriana Accorsi (PT-GO).