Em uma postagem nas redes oficiais, o governo ironizou a apresentação do PowerPoint do deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) de 2016, que, então coordenador da Operação Lava-Jato, e fez uma exibição de acusações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, à época, era alvo da força-tarefa. Com uma imagem similar, a equipe do Executivo enalteceu a gestão do petista.
A publicação da Secretaria de Comunicação Social (Secom) acontece um dia após Deltan Dallagnol ser cassado, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O antigo coordenador da operação é acusado por tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022. Ele foi o responsável por fazer a apresentação contra Lula, que ficou conhecida como o "PowerPoint de Dallagnol", que colocava o Lula no centro de um esquema de corrupção.
- TSE cassa, por unanimidade, mandato de deputado federal de Deltan Dallagnol
- PT ironiza Deltan Dallagnol por cassação e Moro se diz 'estarrecido'
- Votação para cassar Deltan Dallagnol leva 1 minuto e 6 segundos
A postagem desta quarta foi publicada no perfil Governo do Brasil no Instagram, Facebook e Twitter. A conta é um dos perfis oficiais que o Palácio do Planalto utiliza para divulgar ações do governo federal.
"O Governo segue trabalhando para melhorar a vida da população, com programas como o Brasil Sorridente, Mais Médicos, Bolsa Família, entre outras conquistas. Temos convicção de que ainda temos muito trabalho pela frente, é só o começo da união e reconstrução de um Brasil melhor", diz o post.
Lula e o PowerPoint
O presidente Lula processou Deltan Dallagnol por conta do episódio do PowerPoint. Em 2022, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ex-procurador teria de indenizar o petista por dano moral, no valor de R$ 75 mil. Na Justiça, a defesa do atual presidente afirmou que o ex-procurador agiu de forma abusiva e ilegal ao apresentar o petista como personagem de esquema de corrupção.
Veja abaixo fotos do Power Point de Dellagnol:
Veja repercussão nas redes sociais
*Estagiária sob a supervisão de Luana Patriolino