Os ministros Alexandre Silveira e Juscelino Filhos, de Minas e Energia (MME) e das Comunicações (Mcom), respectivamente, anunciaram uma parceria entre as pastas com o objetivo de garantir conexão e energia elétrica para 4,6 mil escolas públicas do país. Com eventuais perspectivas comerciais, a resolução contará com a elaboração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência Energia Elétrica (Aneel), para resolver eventuais acordos entre a oferta de energia elétrica e a cobertura de internet.
- Mais de 30 mil escolas públicas voltam às aulas sem internet
- Governo anuncia instalação de 12 mil pontos de internet em escolas públicas
“Entendemos que políticas de acesso à energia e conectividade devem sempre andar de mãos dadas, por isso essa discussão é fundamental para promover a integração dessas políticas que impactam positivamente na qualidade de vida da população. É o governo do presidente Lula avançando para melhorar a vida de todos os brasileiros e brasileiras ”, disse o ministro do MME na última terça-feira (16).
O Ministério de Minas e Energia se comprometeu a dar acesso a energia para que o Ministério das Comunicações possa fornecer conexão para alunos e professores. O ministro Juscelino Filho reiterou a parceria.“Levar energia elétrica e conectividade para essas escolas públicas e comunidades isoladas é garantir cidadania, segurança e acesso à informação para milhões de brasileiros, atendendo uma determinação do presidente Lula para avançarmos com a inclusão digital no país", afirmou.
* Estagiária sob supervisão de Luana Patriolino