O vice-presidente, Geraldo Alckmin, teve um encontro, nesta segunda-feira (8/5), com a brasileira Thelma Krug, candidata à presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), na Organização das Nações Unidas (ONU). Na reunião, Alckmin passou a agenda ambiental governamental prevista pelo país.
"Se eleita, o combate às mudanças climáticas é prioridade do governo e compromisso com as gerações futuras", disse o vice-presidente pelas redes sociais. Ele também lembrou que a trajetória da candidata é “notável, dedicada à ciência e ao meio ambiente”. Thelma pode ser a primeira mulher a presidir o mecanismo internacional.
- Marina Silva segue internada com covid; quadro de saúde é estável
- MMA determina "rigorosa apuração" dos alertas identificados pelo Deter
O IPCC é um mecanismo importante para o governo coletar informações fundamentais, ele faz avaliações científicas sobre mudanças do clima e riscos futuros. Segundo Alckmin, as informações coletadas ajudarão a formular políticas públicas para o meio ambiente.
A eleição à presidência acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho, na 59ª Sessão Plenária do IPCC, no Quênia. Thelma Krug é matemática e pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) há 37 anos.
Defensora das mudanças climáticas e da imagem do país no exterior, participou da criação da versão digital de ferramentas essenciais para monitoramento das florestas brasileiras, como o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). Se Krug for eleita, terá mandato de cinco anos.