O Ministério da Justiça e Segurança Pública reconheceu, nesta quarta-feira (3/5), situação de emergência nas escolas e fará repasse de até R$ 3 milhões por estado para o fortalecimento da segurança nas instituições de ensino. A decisão está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.
A decisão ocorre após os ataques em instituições de ensino e ameaças de novos atentados nas redes sociais. De acordo com a pasta, os recursos adicionais serão direcionados do Fundo Nacional de Segurança Pública para todos os estados e o Distrito Federal.
- Audiências no Congresso debatem disseminação de ódio e fake news
- Combate da violência nas escolas precisa de todos entes federados, diz ministro
- Escolas e pais do DF se mobilizam contra onda de violência
Os entes federativos também devem apresentar um plano para a aplicação dos recursos, que será avaliado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em prazo previsto no edital de chamamento público. A portaria foi assinada pelo chefe da pasta, Flávio Dino.
A ação é a mais recente do ministério para tentar conter a onda de violência nas escolas. No mês passado, Dino anunciou repasse de R$ 150 milhões para reforçar a segurança. A pasta intensificou o monitoramento das redes sociais e mirou em grupos nazistas e neonazistas que, segundo o ministro, estão por trás de grande parte das ameaças e ataques.