Convite

Em conversa por telefone, Lula convida Papa Francisco para visitar o Brasil

Presidente Lula agradeceu o apoio do Papa Francisco na busca por uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia e pelos esforços do religioso argentino no combate à pobreza

Henrique Lessa
postado em 31/05/2023 12:55 / atualizado em 31/05/2023 13:21
Papa Francisco recebeu Lula no Vaticano em 2020 -  (crédito: Divulgação/Ricardo Stuckert)
Papa Francisco recebeu Lula no Vaticano em 2020 - (crédito: Divulgação/Ricardo Stuckert)

Após participar de uma reunião bilateral com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na manhã desta quarta-feira (31/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou ao telefone com o Papa Francisco. Na conversa, o presidente brasileiro convidou o pontífice a visitar o Brasil.

O petista abordou temas como a guerra na Ucrânia, a defesa da Floresta Amazônica, a mudança climática e o combate à fome. O presidente agradeceu o apoio de Francisco na busca por uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia e pelos esforços do argentino no combate à pobreza.

Na conversa, Lula também relatou os encontros que vêm tendo com autoridades de outros países no esforço de construção de uma solução de paz para a guerra na Ucrânia. O pontífice, por sua vez, aprovou a iniciativa do presidente brasileiro, que, segundo Francisco, tem autoridade para liderar essas negociações pela coerência demonstrada ao longo da sua trajetória de vida.

Visita 

O chefe do Executivo ainda ressaltou os esforços do Brasil no combate à pobreza e à fome, e convidou o sumo pontífice a visitar o país, o que deve ser avaliado pelo Vaticano.

Antes de uma possível visita papal ao Brasil, contudo, o presidente visitará o Papa Francisco no Vaticano. A viagem deve acontecer entre junho e julho deste ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação