O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo isolamento do Brasil em relação às outras nações, em especial as da América do Sul. A declaração foi dada em encontro com presidentes da América do Sul, na manhã desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
No encontro, Lula defendia a necessidade de união dos países da América Latina, quando criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
- Lula em cúpula da América do Sul: "Deixamos que as ideologias nos dividissem"
- Venezuelanos e paraguaios protestam em frente ao Itamaraty
- Presidente da Colômbia cobra mais ações pela integração da América do Sul
"Nosso país optou pelo isolamento do mundo e do seu entorno. Essa postura foi decisiva para o descolamento do país dos grandes temas que marcaram o cotidiano dos nossos vizinhos. Na região, deixamos que as ideologias nos dividissem, interrompesse os esforços de integração, abandonamos canais de diálogo e mecanismos de cooperação, e com isso todos perdemos", completou.
O encontro conta com 10 presidentes da América do Sul. Apenas o Peru está sendo representado pelo chefe do Conselho de Ministros. Essa é a primeira reunião de cúpula dos líderes da América do Sul após oito anos.
Saiba Mais
- Cidades DF Família pede ajuda para encontrar idoso desaparecido no Riacho Fundo I
- Brasil Julgamento de Brennand acontece nesta terça; empresário é réu em 8 ações
- Cidades DF Ibaneis conversa sobre Fundo Constitucional com relator do arcabouço
- Cidades DF Caso Regiane: assassino da jovem vira réu e será julgado pela Justiça
- Diversão e Arte Casal de ex-BBBs vira meme com chá revelação de nome da filha
- Política Câmara instala sete processos no Conselho de Ética
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.