O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu, ao chegar no Palácio do Itamaraty, mais ações concretas dos países da América do Sul no sentido de promover a integração do subcontinente, e destacou a necessidade de avançar as discussões em relação à crise climática. Ele foi o único chefe de Estado que conversou com a imprensa antes do início da reunião de cúpula que ocorre em Brasília.
Em uma rápida entrevista no saguão do Itamaraty, Petro declarou que é preciso “buscar consensos, uma voz unificada na América do Sul”. Na avaliação dele, os discursos convergem para a integração continental, mas ainda faltam medidas concretas”.
- Líderes da América do Sul chegam ao Itamaraty para primeira cúpula após 8 anos
- Lula propõe união dos 12 países sul-americanos em grupo sem viés ideológico
- Lula encontra Maduro antes de reunião com outros presidentes em Brasília
Ele citou ainda como prioridade a integração de infraestruturas dos países, em especial “a interconexão elétrica, para superar os problemas do mundo”.
O presidente da Colômbia também destacou que a superação da emergência climática é um dos maiores desafios globais. “Esse é o primeiro grande salto adiante, uma verdadeira luta desse que é o principal problema da humanidade.”
Saiba Mais
- Brasil Febre amarela: SP tem mortes após ficar sem registro da doença por 3 anos
- Ciência e Saúde Origem da covid: ex-cientista-chefe chinês não descarta escape do vírus de laboratório
- Economia CVM forma maioria para absolver irmãos Batista por 'insider trading'
- Política Líderes da América do Sul chegam ao Itamaraty para primeira cúpula após 8 anos
- Brasil Julgamento de Brennand acontece nesta terça; empresário é réu em 8 ações
- Holofote É falso que Lula esteja implementando banheiros unissex no país
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.