Com meia hora de atraso em relação à programação oficial, os chefes de Estado da América do Sul começaram a chegar ao Itamaraty. Apenas o Peru está sendo representado pelo chefe do Conselho de Ministros, o primeiro a chegar para a reunião de cúpula. Os 10 presidentes foram recepcionados pelo chanceler Mauro Vieira, na reentrada do Itamaraty.
O primeiro a chegar foi o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro. Apenas o chefe de Estado equatoriano, com dificuldade de locomoção, subiu pelo elevador. Todos os demais seguiram para a sala de reuniões pela escadaria do hall principal do Palácio do Itamaraty.
- Lula critica sanções dos EUA e preconceito com a Venezuela
- Lula recebe 12 líderes da América do Sul; grupo busca resgatar união perdida
- Lula encontra Maduro antes de reunião com outros presidentes em Brasília
A reunião de cúpula dos líderes da América do Sul, a primeira após oito anos, será aberta com um pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com transmissão aberta para a imprensa. Depois, cada chefe de Estado terá 15 minutos para apresentar suas propostas e opiniões em relação à união dos países sul-americanos, principal tema da agenda.
Cerca de 300 jornalistas se credenciaram para cobrir a reunião de cúpula, sendo um terço de estrangeiros — 60 da imprensa privada e 50 da imprensa estatal dos países
Saiba Mais
- Diversão e Arte Por que críticos dizem que episódio final de 'Succession' é 'perfeito' e 'brutal'
- Mundo Nicolás Maduro: as acusações que pesam contra líder da Venezuela
- Ciência e Saúde 'Fui diagnosticada com esclerose múltipla aos 26'; por que doença atinge mais mulheres jovens
- Blogs Redirect Sem saída para salvar a MP dos ministérios no Congresso, Lula terá que recorrer a vetos
- Brasil Por que Brasil tem maior número de advogados por habitantes do mundo
- Ciência e Saúde Origem da covid: ex-cientista-chefe chinês não descarta escape do vírus de laboratório
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.