JUDICIÁRIO

Lula avisa ao STF que vai indicar Zanin na semana que vem

Presidente voltou a mencionar o advogado que o defendeu nos processos da operação Lava-Jato; Lewandowski deixou uma vaga em aberto ao se aposentar

Estado de Minas
postado em 28/05/2023 19:54
Zanin entrou com um pedido de habeas corpus no STF, que levou à anulação das acusações contra Lula -  (crédito:  Ricardo Stuckert/Divulgação)
Zanin entrou com um pedido de habeas corpus no STF, que levou à anulação das acusações contra Lula - (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que deve indicar o seu ex-advogado Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. As informações são do Estadão.

Zanin esteve ao lado do petista quando ele se defendia dos processos da operação Lava-Jato. Em 2021, o advogado foi responsável por entrar com um pedido de habeas corpus junto ao STF que levou à anulação das acusações contra Lula — o que tornou viável a candidatura do petista à presidência em 2022.

O STF terá duas novas vagas neste ano. Além de Lewandowski, a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, se aposentará em outubro. Lula destacou ainda que poderá escolher um terceiro nome caso algum integrante do tribunal antecipe sua aposentadoria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação